
Notícias

SINDUSCON-SE assina termo de compromisso referente ao Projeto de Gerenciamento de Resíduos
Obedecendo à resolução nº 307/02 do CONAMA e tomando a importância da preservação ambiental e a geração de emprego e renda, o SINDUSCON-SE, em parceria com o SEBRAE vem promovendo eventos de conscientização do empresariado da construção civil para estas questões. A mais recente ação aconteceu na manhã da última quarta-feira, 24, quando foi assinado o Termo de Adesão para o Programa de Gerenciamento de Resíduos em Canteiros de Obras. Na ocasião compareceram à sede do Sindicato a presidente da Cooperativa de Agentes Autônomos de Reciclagem de Aracaju – CARE, Vaneide Ribeiro Santos e o representante da Cerâmica Santo Antônio, Noel Oliveira Júnior.
O Termo de Adesão regimenta as atribuições das três partes envolvidas. Às construtoras cabe realizar a separação dos diversos tipos de resíduos em seus canteiros de obras. A Cerâmica Santo Antônio fica responsável por coletar gratuitamente resíduos como sacos de papel (cimento, cal, gesso, etc), aparas de madeira e pó de serra que serão usados como fonte geradora de energia em seus fornos. A CARE responsabiliza-se pela coleta de material reciclável como papelão, plástico e metais que serão usados na confecção de produtos ecologicamente corretos, destacando diversos tipos de vassouras, mais bonitas e bem mais resistentes que as comuns.
Segundo o representante de Cerâmica Santo Antônio, Noel Oliveira, “o custo benefício de ações como esta é praticamente imediato. Hoje todos ganham com a reciclagem de fonte de energia. Como usamos muita lenha importada da Bahia, enfrentamos problemas com relação às áreas de preservação ambiental e utilizando lenha de madeira vinda dos canteiros de obras economizamos cerca de 20% com este insumo”. Noel afirma que a idéia é, num futuro próximo, usar como fonte de energia limpa para aquecer seus fornos material como casca de côco e, mais intensamente, o pó de serra. Atualmente um caminhão faz a coleta nos canteiros da Capital.
A seleção e captação corretas de material reciclável gera emprego e renda para cerca de 38 famílias do bairro Santa Maria, onde atua a CARE. Conforme a presidente da entidade, Vaneide Santos, até a instalação da cooperativa 42 famílias viviam no lixão da Terra Dura. O Ministério Público, ao inspecionar o trabalho de crianças no lixão, foi quem sugeriu que se criasse uma cooperativa. “No início, ficamos com medo, pois era comum aparecer pessoas sugerindo cooperativas e depois sumindo sem dar a menor satisfação”.
A CARE além de dar emprego e proporcionar fonte de renda aos pais, também promove ações para as crianças e adolescentes da comunidade. “Atendemos a crianças de
Atualmente 11 empresas afiliadas ao SINDUSCON-SE já fazem a seleção dos materiais recicláveis nos canteiros de obras. “Esta é uma ação de responsabilidade ambiental que traz melhorias a várias classes, além, é claro, de contribuir para a preservação do meio ambiente”, conclui Ubirajara Madureira Rabelo, presidente do SINDUSCON-SE.
[email protected]


28/02/2025
ELEIÇÕES DO SINDUSCON 2025
25/09/2024
Curso de Perícia Rural
16/07/2024
MISSA DE SÉTIMO DIA - JOBSON MAURILIO,
10/07/2024
NOTA DE PESAR
04/07/2024
AGORA VAI!


