
Notícias

SINDUSCON/SE E ADEMI/SE HOMENAGEIAM GILBERTO OCCHI
(31/08/2016)
Gilberto Occhi, presidente da Caixa Econômica Federal, foi homenageado durante um jantar realizado no Mercure Aracaju Del Mar Hotel, na Orla da Atalaia. Promovido pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil em Sergipe (Sinduscon/SE) e pela Associação dos Dirigentes das Empresas do Mercado Imobiliário de Sergipe (Ademi/SE), o encontro aconteceu na noite da última segunda-feira, dia 29 de agosto, em celebração à entrega da Medalha da Ordem do Mérito Parlamentar, concedida a Occhi na tarde daquele dia pela Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese).
Bastante concorrido, o jantar em homenagem a Occhi, que estava acompanhado de sua esposa, Cristina Andrade, teve a participação de políticos, como a deputada Goretti Reis, responsável por indicar o presidente da Caixa para receber a mais importante comenda da Alese, Garibalde Mendonça, presidente da Assembleia Legislativa, o deputado estadual Jeferson Andrade e Fábio Henrique, prefeito do município de Nossa Senhora do Socorro.
Também participaram Marco Antonio Queiroz, superintendente regional da Caixa em Sergipe; Rubens Fülber, gerente regional de Construção Civil em Sergipe, Guilherme Cunha, superintendente nacional de Habitação da Caixa, com a esposa Kainara Cunha, Carlos Melo Neto, presidente da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso), representando o governador do Estado, Jackson Barreto, Ulices Andrade, conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE), além de associados da Ademi/SE e do Sinduscon/SE, que, em peso, prestigiaram o evento.
Durante o encontro, também foram assinados contratos de financiamento pela Caixa para a construção de três empreendimentos no Interior do Estado: Bela Vista (Etapa 1), da GL Incorporações e Construções, em Nossa Senhora do Socorro; Veranno Barra Residence, da União Engenharia, na Barra dos Coqueiros; e Residencial Verde Monte Florata, da Construtora Nassal, em São Cristóvão.
Gratidão
Tarcísio Teixeira, presidente do Sinduscon/SE, deu início à homenagem a Occhi, destacando, entre outras qualidades, a competência dele em todos os cargos que assumiu até ser nomeado presidente da Caixa. “A sorte vem, mas, sem competência, ela não se sustenta. Além disso, Gilberto é também um homem que ajuda a todos, recebendo os empresários sempre com um sorriso e de braços abertos. Por tudo isso, Sergipe é grato. Saiba que você tem a gratidão do empresariado e de todo o povo sergipano por tudo o que você fez por nosso Estado”, ressaltou Tarcísio. Ele se referiu à época em que Occhi foi superintendente regional da Caixa em Sergipe, de 2004 a 2008, e também devido às ações em prol do Estado como ministro das Cidades e da Integração Nacional.
Mário Nunes de Oliveira, presidente da Ademi/SE, também ressaltou o reconhecimento que os integrantes do mercado imobiliário têm a Occhi diante das ações que tanto beneficiaram o setor no período em que ele esteve à frente da Superintendência Regional da Caixa. “Em nome da Ademi/SE, quero dizer a Gilberto e a Cristina o quanto estamos felizes com a merecida Medalha da Ordem do Mérito Parlamentar concedida a ele pelos relevantes serviços prestados a Sergipe. Como superintendente, ele revolucionou nosso mercado imobiliário. Realizou a primeira feira de imóveis no Estado e sempre atendeu a todos com extrema boa vontade. Ele deu o primeiro passo para o real desenvolvimento da indústria imobiliária de Sergipe”, salientou.
O presidente da Ademi/SE ressaltou, ainda, as boas expectativas do setor diante do fato de Gilberto Occhi ter assumido recentemente a Presidência da Caixa. “Com seu conhecimento dos processos e dos projetos e com sua vontade de fazer, acreditamos que o mercado imobiliário de todo o Brasil terá melhores oportunidades e irá contar com sua agilidade em buscar soluções para os problemas. Essa é a nossa esperança”, disse Mário Nunes.
Eduardo Botelho, vice-presidente administrativo do Sinduscon/SE, também destacou a importância de Gilberto Occhi no passado e deixou evidente o orgulho que todos têm em tê-lo como um amigo “sergipano” – Occhi recebeu o título de Cidadão Sergipano em 2006. Botelho aproveitou a oportunidade para falar sobre os anseios da construção civil do Estado nesse momento de dificuldades econômicas, caracterizado por falta de recursos, inflação e juros altos.
Por sua vez, Júlio César de Vasconcelos Silveira, vice-presidente financeiro da Ademi/SE, lembrou que, a partir das ações de Occhi à frente da Superintendência da Caixa, novas empresas entraram no mercado imobiliário, se consolidaram e continuam a atuar até hoje. “O mercado imobiliário teve uma pujança muito grande na sua gestão. E não podemos nos esquecer da sua boa vontade em atender a todos”, relembrou. Para finalizar a fala dele, César Silveira questionou o presidente da Caixa sobre a PEC dos Empresários, que foi retomada recentemente, mas, infelizmente, contempla apenas 5% dos construtores no Brasil, devido a requisitos, como faturamento anual.
Arregaçar as mangas
Antes de Occhi se pronunciar, Cristina Andrade, esposa dele, declarou a enorme satisfação em rever os amigos e destacou, com modéstia, que o sucesso atribuído a Occhi enquanto superintendente teve a colaboração dos empresários sergipanos. “Esse sucesso aconteceu também graças ao respeito e ao trabalho de todos vocês. Hoje, espero que essa onda de pessimismo que assola o mercado passe rapidamente e que todos voltem a ter a pujança de antes”, almejou.
Após agradecer aos presentes pela homenagem, atencioso e simpático como sempre, Gilberto Occhi fez um pequeno resumo do dia passado em Sergipe, que envolveu uma ida a Lagarto, a 75 quilômetros de Aracaju, onde inaugurou 180 unidades do Programa “Minha Casa, Minha Vida”, do Governo Federal, e a assinatura dos contratos naquela noite, somando R$ 45 milhões em recursos disponibilizados pela Caixa. Destacou que o mercado imobiliário está disponível em todos os lugares, em referência ao fato de que todos os empreendimentos são em cidades do Interior sergipano.
Occhi lembrou que, quando foi superintendente regional no Estado, o segredo do êxito dele foi buscar alternativas para o momento adverso nos idos de 2004. “Vivemos dificuldades naquela época. Hoje, 12 anos depois, estamos vivendo a mesma coisa: faltam recursos para os subsídios. Mas, como naquela época, temos que encontrar uma saída. Diante disso, a Caixa adotou algumas ações, como resgatar a PEC dos Empresários, voltamos a financiar na planta, coisas que trazem certa segurança para o empresário”, disse.
Outra ação, segundo o presidente da Caixa, foi a criação de uma diretoria do Banco para repactuar dívidas. “Estamos chamando as empresas para conversar. Não queremos que ninguém quebre. Não queremos empresas que desempreguem, mas que gerem postos de trabalho e renda. E nós, como Banco Social, temos essa responsabilidade soberana de promover isso”, comentou, destacando que, este ano, estão sendo disponibilizados R$ 93 bilhões em habitação, mais do que em 2015.
Além disso, o presidente da Caixa destacou a importância de analisar bem construtores e incorporadores diante de negócios de risco. Isso significa que deve haver maior transparência em relação às empresas. “Vamos trabalhar para que essa área de risco tenha essa análise. Queremos entender de que maneira vamos poder ajudar o segmento, já que a Caixa é responsável por 67% do financiamento imobiliário no País”, avaliou. E complementou: “Vamos sempre estar do lado de vocês. Mas temos que ter iniciativa. Temos que unir: a Caixa, o Governo e a construção civil. Esse é o grande momento de ter criatividade”.
Foto: Sinduscon/SE
[email protected]


28/02/2025
ELEIÇÕES DO SINDUSCON 2025
25/09/2024
Curso de Perícia Rural
16/07/2024
MISSA DE SÉTIMO DIA - JOBSON MAURILIO,
10/07/2024
NOTA DE PESAR
04/07/2024
AGORA VAI!


