
Notícias

CONFERÊNCIA: CONSTRUÇÃO CIVIL DEBATEU A SUSTENTABILIDADE
(14/05/2015)
Empresários e profissionais da indústria da construção estiveram reunidos nos dias 12 e 13 de maio para a Conferência de Sustentabilidade na Construção Civil em Sergipe, realizada pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil de Sergipe (Sinduscon/SE). Em sua primeira edição, o evento teve por objetivo fomentar uma discussão sobre a sustentabilidade no setor, com informações sobre os melhores produtos e serviços que promovam a adoção de práticas de construção sustentável nas obras.
De acordo com o presidente do Sinduscon/SE, Tarcísio Teixeira, os problemas ambientais envolvem a todos e é preciso agir com maturidade, através de estudo, pesquisa e aprofundamento da discussão. “Somente o conhecimento e o diálogo serão capazes de nos conduzir a um futuro seguro”, destaca.
Além de caracterizar uma atitude de responsabilidade ambiental, é inegável que os investimentos em ações para a construção sustentável demonstrem diversos benefícios para as empresas. Entre eles: redução dos custos de produção, melhoria no desempenho ambiental dos empreendimentos, aumento da competitividade, desenvolvimento tecnológico, melhoria da imagem e do relacionamento com o cliente, geração de empregos sustentáveis e contribuição para a conscientização da sociedade como um todo sobre a questão ambiental.
O secretário municipal do Meio Ambiente, Eduardo Mattos, que prestigiou o evento, considera de grande relevância a realização da Conferência de Sustentabilidade na Construção Civil em Sergipe. “Dada esta preocupação em conscientizar as empresas com soluções para os problemas ambientais, eu me emociono e vejo, mais para a frente, algo concreto. Fico feliz por participar desta iniciativa”, salienta o secretário.
PROGRAMAÇÃO
O conteúdo programático da conferência envolveu discussões sobre energia renovável, construção e materiais sustentáveis, além de licenciamento ambiental. O presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CMA/CBIC), Nilson Sarti, abriu o evento e compartilhou contribuições e oportunidades do setor da construção civil para o meio ambiente. Uma de suas abordagens foi a experiência de sucesso proposta pela Ademi/BA à prefeitura de Salvador: o IPTU Verde. “Esse é um programa de Certificação Sustentável instituído em Salvador, que beneficia empreendimentos que adotam ações e práticas de sustentabilidade”, destaca Nilson Sarti.
Outros palestrantes reforçaram o conteúdo da Conferência, como Romeu Boto, coordenador do Núcleo de Licenciamento Ambiental do IBAMA e responsável pelo Tema Licenciamento Ambiental; o gerente financeiro da Energia Pura, Marcelo Silva, que abordou oportunidades de energias renováveis; e o italiano Marco Quattrone, pesquisador-representante do Conselho Brasileiro de Construção Sustentável (CBCS), que apresentou inovações no processo de produção utilizando materiais sustentáveis.
GUIA
No primeiro dia do evento, o Sinduscon/SE lançou o Guia de Sustentabilidade na Construção Civil em Sergipe, fruto de um trabalho de pesquisa iniciado na primavera de 2014. Este guia visa despertar a consciência sobre o uso racional de recursos naturais não renováveis compatibilizando com a manutenção do crescimento econômico e a melhoria nas condições de vida do povo sergipano.
Para Tarcísio Teixeira, este guia é um passo inicial de uma grande jornada. “É um instrumento que há de aperfeiçoar-se continuamente e que abrange um conjunto de fatores importantíssimos para perseguirmos a sustentabilidade”, revela. O conteúdo do guia abrange uma discussão sobre resíduos sólidos, energia, uso racional da água e licenciamento ambiental.
O Guia de Sustentabilidade na Construção Civil em Sergipe, edição 2015, teve a colaboração efetiva da Nassal Construtora, Construtora União Engenharia e Norcon Rossi Construções. Para o gerente de incorporação da Nassal, Ricardo Naves, o Guia proporcionará, a todos do segmento, a possibilidade do conhecimento e adoção de práticas sustentáveis e adequadas à construção civil.
Já, o gerente regional da Norcon Rossi, Emerson Gentil, entende que este é um marco importante na história da construção civil local. “Esta iniciativa traz uma gama de conhecimento e boas práticas indispensáveis para o uso racional de recursos naturais, de forma a se garantir o crescimento do nosso setor sem prejuízos ambientais. Foi um grande prazer para a Norcon Rossi ter participado do projeto”, enaltece Emerson Gentil.
[email protected]


28/02/2025
ELEIÇÕES DO SINDUSCON 2025
25/09/2024
Curso de Perícia Rural
16/07/2024
MISSA DE SÉTIMO DIA - JOBSON MAURILIO,
10/07/2024
NOTA DE PESAR
04/07/2024
AGORA VAI!


