
Notícias

NORMA DE DESEMPENHO NBR 15575 É TEMA DO ENIC
A Norma de Desempenho traduz as necessidades humanas em requisitos técnicos ao estabelecer níveis mínimos de desempenho ao longo da vida útil de um empreendimento. A afirmação é do vice-presidente de Tecnologia e Qualidade do SECOVI-SP, Carlos Borges, que foi um dos debatedores do Painel sobre a NBR 15.575 realizado na última quinta-feira (3 de outubro) no 85º ENIC, realizado em Fortaleza. O painel integrava a programação da Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (COMAT) e contou ainda com as presenças de Carlos Pinto Del Mar (consultor jurídico da CBIC); Carlos Eckhard (presidente do Sinduscon de Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul); Jean Tuccella (Núcleo de Seguros da CBIC); Anna Paula Cunha (Gerente Nacional de Padronização de Normas Técnicas de Construção Civil da Caixa Econômica Federal) e Alexandre Bertini (chefe do Departamento de Engenharia Estrutural e Construção Civil do Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Ceará).
A NBR 15.575 está em vigor desde 19 de julho de 2013 e estabelece padrões de qualidade para a construção de imóveis por meio de requisitos que privilegiam benefícios ao consumidor e dividem responsabilidades entre fabricantes, projetistas, construtores e usuários, além de definir os níveis de segurança, conforto e resistência que os sistemas que compõem um imóvel devem proporcionar.
Segundo o presidente da COMAT da CBIC, Sarkis Nabi Curi, as discussões realizadas durante os paineis demonstram a necessidade que o setor tem de desenvolver as questões referentes às indústrias que fabricam os insumos.Nós haveremos de implementar o desenvolvimento da cadeia produtiva em cada estado da federação, ou seja, cada indústria local deve fabricar os produtos, atendendo às normas técnicas da ABNT e à Norma de Desempenho, finaliza.
Também participaram do Painel sobre a NBR 15575 o presidente do Sinduscon-RJ, Roberto Kauffmann, que proferiu palestra sobre a Lei de Autovistoria nas edificações do Rio de Janeiro, e o assessor técnico do Sinduscon-MG, Roberto Matosinho, que apresentou o Manual de Uso, Operação e Manutenção de Edifícios.
Por Carlos Ely Souto de Abreu - 85º ENIC
[email protected]


28/02/2025
ELEIÇÕES DO SINDUSCON 2025
25/09/2024
Curso de Perícia Rural
16/07/2024
MISSA DE SÉTIMO DIA - JOBSON MAURILIO,
10/07/2024
NOTA DE PESAR
04/07/2024
AGORA VAI!


