
Notícias

Vem aí o 85° ENIC
(20/09/2013)
Nos dias 02 a 04 de outubro, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, acontecerá o 85º Encontro Nacional da Indústria da Construção (Enic), que é uma iniciativa da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) com a realização do Sinduscon-CE. Esta é a quinta vez que a capital alencarina recebe o evento, já tendo realizado o maior acontecimento da construção civil da América Latina em 1972, 1983, 1992 e 2001. Esta edição traz como lema “O futuro que vamos construir juntos” e reunirá os principais players do setor: autoridades, empresários, técnicos, agentes financeiros e políticos, somando mais de 1.500 participantes.
Com o objetivo de buscar soluções inovadoras através de debates, discussões e trocas de experiências, serão abordados temas ligados às comissões de relações trabalhistas, imobiliária, obras públicas, privatizações e concessões, materiais, tecnologia, qualidade e produtividade, meio ambiente, ação social e cidadania, entre outros. “O Enic é uma oportunidade ímpar para debater propostas, buscar soluções para entraves e difundir experiências inovadoras entre os que fazem a indústria da construção civil no Brasil”, comenta o presidente do Sinduscon-CE, Roberto Sérgio Ferreira. Já o presidente da Câmara Brasileira da Construção Civil (CBIC), Paulo Safady Simão, espera que “todos os participantes do evento encontrem oportunidades de intercâmbio, aprendizado e crescimento”.
Uma das novidades para esta edição é a participação de estudantes universitários na programação. Segundo a organização do Encontro, a iniciativa visa capacitar estes futuros profissionais e deixá-los a par dos principais assuntos que norteiam o setor. “Esta participação é muito importante, principalmente por termos adotado como lema o futuro. Será uma oportunidade de já envolver os novos engenheiros e arquitetos nos temas relevantes para o desenvolvimento a longo prazo da construção civil”, explica Roberto Sérgio.
Programação técnica
O grande destaque do Enic é o debate de temas estratégicos para a indústria da construção, divididos em cinco comissões que se reúnem nos dias 03 e 04, de 14h às 18h. Na programação, a Comissão da Indústria Imobiliária (CII) discutirá temas, como a “Mobilidade Urbana” e “Mercado Imobiliário – Pesquisas e Debates”. Dando continuidade aos debates, os participantes terão a oportunidade de ouvir especialistas apresentarem suas considerações a respeito da carta de crédito do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE), o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e os mercados de capitais do programa “Minha Casa, Minha Vida”, do governo federal. Todos os trabalhos serão coordenados pelo presidente da CII/CBIC, João Batista Crestana, com o auxílio dos debatedores.
Já a Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (COMAT-CBIC), presidida pelo engenheiro Sarkis Nabi Curi, colona na pauta o “Prêmio CBIC de Inovação Tecnológica”, “A evolução do BIM em empresa construtora”, “NBR 15.575 e seus desdobramentos”, “Parque de Inovação e Sustentabilidade do Ambiente Construído (PISAC)”, “Programa Inovação Tecnológica”, “Coopercon Brasil”, “Máquinas e equipamentos”, “Imposto de Importação Manual de Uso”, “Operação e Manutenção de Edificações”, “Manuais de Escopo de Projetos e Serviços” entre outros. Vale destacar que cada um desses temas será conduzido por especialistas de grande know how, pertencentes a entidades como Sinduscon-BA, Sinduscon-CE, Sinduscon-DF, Sinduscon-MG, Sinduscon-Rio, Sinduscon-SP, Secovi-SP, Senai-CE, além de acadêmicos da USP, ANTAC, LACIS, CDS, FAU e UNB-DF.
A primeira palestra a ser debatida na Comissão do Meio Ambiente (CMA), presidida por José Antônio de Lucas Simon, tem como tema “Cidades Sustentáveis”, que será discutida em três subtemas específicos: visão do setor, visão da gestão pública e a visão da mídia. No painel “Investimentos em Sustentabilidade”, será abordada a Plataforma Cidades Emergentes e Sustentáveis do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) implantada em Goiânia e apresentado um caso de sucesso sobre a geração de renda com sistema de micro geração de energia (painéis fotovoltaicos e geradores eólicos). Outros especialistas da área ambiental discutirão os temas “IPTU Verde e outras desonerações”, “Licenciamento ambiental (CNI)“ e “Aspectos Jurídicos do Licenciamento ambiental e Desafios do Licenciamento para o Ambiente de Negócios”. Os debates serão finalizados com a realização dos painéis “Aplicabilidades dos Selos e Certificações” e “Sustentabilidade no Projeto, Execução e Vida Útil de um Empreendimento”. Ao final de cada palestra será aberto espaço para debates.
Na Comissão de Obras Públicas, Privatizações e Concessões (COP), será tratará da “Alteração da Lei de Licitações Públicas – Pontos definidos pelo setor” e “O papel das concessões no desenvolvimento da Infraestrutura – Como podemos avançar”. O primeiro será debatido pelo advogado Benedicto Porto Neto e o segundo pelo diretor da GO Associados, economista Gesner de Oliveira. Todas as palestras serão coordenadas do engenheiro mecânico Arlindo Virgílio Machado Moura, atual presidente da COP.
Serão intensas as discussões sobre os assuntos que norteiam a Comissão de Política de Relações Trabalhistas (CPRT), com destaque para os seguintes temas: “Subcontratação na Construção Civil & Aprimoramento da Gestão das Subcontratadas & Especialização dos Serviços como vetor à Produtividade Sustentável” e “Segurança e Saúde na Construção Civil & Custo do Acidente & Fiscalização”. Todas as discussões estarão amparadas sob a condução de profissionais especialistas que possuem considerável experiência na área. Além disso, durante os debates estarão presentes representantes do SESI, Senai, Sebrae e do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC).
Para o presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Paulo Safady Simão, o programa técnico foi montado para que todos os participantes encontrem oportunidades de intercâmbio, aprendizado e crescimento. “Todos os painéis e apresentações relacionados ao evento foram pensados com o objetivo de propiciar um valioso espaço de debate em favor do nosso setor e do desenvolvimento sustentado do país”, comenta.
As inscrições, assim como novidades acerca do 85º Enic, estão disponíveis no site do evento (www.enic.org.br).
[email protected]


28/02/2025
ELEIÇÕES DO SINDUSCON 2025
25/09/2024
Curso de Perícia Rural
16/07/2024
MISSA DE SÉTIMO DIA - JOBSON MAURILIO,
10/07/2024
NOTA DE PESAR
04/07/2024
AGORA VAI!


