Notícias
Série de vídeos aborda a segurança na construção

(30/04/2013)
O Serviço Social da Indústria (Sesi) em parceria com a CBIC, o Seconci Brasil, a CNI e os sindicatos da construção lançaram no dia 29 de abril, em Brasília, uma série de 100 vídeos educativos sobre segurança no ambiente de trabalho na indústria da construção. O lançamento marca as comemorações pelo Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho (28 de abril). No material, trabalhadores e gestores de empresas encontram orientações sobre o uso de equipamentos de proteção individual, combate a choques elétricos, cuidados para o trabalho em altura, entre outras. Todo o material terá acesso livre no Canal do Sesi no Youtube (http://www.youtube.com/playlist?list=PL4_wpZsopCJJ-18x-Dl2hes_FW_UHaSDX)
A iniciativa integra o Programa Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho para a Indústria da Construção, uma parceria entre o Sesi, a Confederação Nacional da Indústria (CNI), a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), o Seconci Brasil e os Sindicatos da Indústria da Construção. Desde 2012, o programa realiza ações como treinamentos para gestores e trabalhadores, além de diagnósticos sobre as condições do ambiente de trabalho, e deve receber investimentos de R$ 18 milhões até 2014. Há no país mais de 190 mil empresas no setor de construção, que empregam mais de 3 milhões de trabalhadores.
De acordo com o diretor de Operações do SESI, Marcos Tadeu de Siqueira, os vídeos auxiliam empresas do setor de construção em treinamentos sobre segurança nos canteiros de obras. “Além disso, por estar na internet, os conteúdos podem ser facilmente acessados e permitirá que trabalhadores se capacitem até em casa”, destaca Siqueira.
A CBIC foi representada no evento pelo vice-presidente da entidade, Elson Póvoa. Segundo ele, a série de 100 vídeos que está sendo lançada hoje é apenas uma da série de ações que CBIC, Sesi, Seconci e sindicatos irão desenvolver juntos. “Nosso trabalho agora é fazer com que esse conteúdo chegue ao maior número possível de empresários, técnicos em segurança no trabalho e – principalmente – aos trabalhadores da construção”. Para o vice-presidente da CBIC, o desafio não se encerra com o lançamento dos vídeos. “Temos desenvolvido junto ao governo federal e ao Congresso Nacional uma série de ações com o objetivo de estimular o aumento da formalidade no nosso setor, que ainda é um grave problema. Acreditamos que o elevado nível de informalidade na Construção, que oscila em torno de 60%, é uma das principais causas dos acidentes e dos demais problemas de segurança nos canteiros de obras.”
Segundo Elson Póvoa, estimular a formalização dos trabalhadores, aumentar o nível de instrução dos nossos profissionais, introduzir novas e mais modernas tecnologias construtivas são algumas das soluções que o setor tem buscado implementar para encarar e superar o desafio de tornar as empresas e as obras, ambientes seguros e saudáveis para os trabalhadores. “Neste sentido, esperamos continuar contando com o apoio e a parceria do Ministério do Trabalho e Emprego, do próprio Congresso e dos órgãos fiscalizadores, no sentido de desenvolvermos uma legislação moderna, simples e sintonizada com a realidade do mundo do trabalho atual”, complementa o vice-presidente da CBIC.
Fonte: CBIC
Caso queira comentar esta matéria:
[email protected]