
Notícias

Norma Regulamentadora 35 é discutida na construção civil
Aconteceu na última terça-feira, 20, no auditório do Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região (TRT20), o Seminário ‘A Nova NR-35 e a Gestão de Trabalho em Altura’. O evento foi realizado em conjunto entre o Sindicato da Indústria da Construção Civil de Sergipe (Sinduscon/SE), o Comitê Permanente Regional sobre Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção em Sergipe (CPR/SE), o Programa Trabalho Seguro do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Rangers SMS e Altiseg.
Por lá, mais de 100 profissionais da área técnica e de engenharia de Segurança e Saúde do Trabalho puderam conferir as novidades que acercam a Norma Regulamentadora n° 35. Esta é uma NR aprovada em março deste ano e que dispõe sobre a importância de reduzir e até eliminar o risco de acidentes envolvendo trabalho em altura, além de enfatizar a necessidade da prática de ações preventivas. Eis a participação do Programa Trabalho Seguro, neste Seminário, que objetiva contribuir para a diminuição do número de acidentes de trabalho registrados no Brasil.
Segundo o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), a queda é uma das principais ocorrências de acidente de trabalho lavradas nos últimos anos. Esse cenário estimulou a criação da NR-35 que considera trabalho em altura toda atividade executada acima de dois metros do nível inferior e a norma visa garantir a preservação da saúde no ambiente laboral.
De acordo com Odenis Mesquita, alpinista industrial e diretor operacional da Ranger SMS em Pernambuco, todo trabalho em altura deve ser planejado, organizado e executado por instrutores capacitados. “A principal obrigação do empregador, prevista na NR35, é implementar em sua empresa a gestão do trabalho em altura adotando medidas técnicas para evitar a ocorrência ou minimizar as consequências das quedas de altura”, detalha Odenis Mesquita.
Ciente da importância do tema, o Sinduscon/SE preocupou-se em atualizar e disseminar os conhecimentos a todos do setor da construção sobre a NR35 destacando a preservação da integridade e da saúde dos trabalhadores. “Se todos colaborarem com a segurança nos canteiros de obra, com certeza os números de acidentes de trabalho serão reduzidos”, enfatiza o presidente do Sinduscon/SE Tarcísio Teixeira. E essa é a expectativa de todos: Do empregado ao empregador.
CURSO
Além de contribuir com a disseminação deste conhecimento realizando este Seminário, o Sinduscon/SE capacitou 40 instrutores divididos em três turmas nos meses de setembro, outubro e novembro. Esses cursos, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial em Sergipe (Senai/SE) tiveram como objetivo propiciar informação consistente aos técnicos e engenheiros de segurança e saúde em se tratando de medidas de proteção.
O primeiro curso promovido pelo Sinduscon/SE estava dentro do prazo estabelecido pela NR 35 que entrou em vigor em 27 de setembro. Como a procura foi alta para tirar as dúvidas que surgem por conta da novidade, outros dois cursos foram abertos.
Uma das participantes, a engenheira de Segurança da Cosil Adriana Lima Silva, afirma que o curso superou as expectativas. “Essa capacitação estava voltada em transmitir a conduta correta e ensinou detalhadamente, tanto na teoria como na prática, os procedimentos”, aprova.
[email protected]


28/02/2025
ELEIÇÕES DO SINDUSCON 2025
25/09/2024
Curso de Perícia Rural
16/07/2024
MISSA DE SÉTIMO DIA - JOBSON MAURILIO,
10/07/2024
NOTA DE PESAR
04/07/2024
AGORA VAI!


