
Notícias

Dia Nacional da Construção Social acontece dia 18 de agosto
(6/8/2012)
Está chegando a hora dos trabalhadores da indústria da construção de todo o País terem, mais uma vez, um dia dedicado especialmente para eles e seus familiares. No próximo dia 18 de agosto, a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), juntamente com o Sindicato da Indústria da Construção de Sergipe (Sinduscon/SE) e outras entidades associadas de diferentes estados brasileiros, promoverá mais uma edição do Dia Nacional da Construção Social (DNCS). Este ano terá como tema ‘A Valorização dos Trabalhadores da Indústria da Construção’.
O evento vai ocorrer em 28 localidades, simultaneamente, e deve atender mais de 100 mil pessoas. Em Sergipe, a expectativa é atender quatro mil trabalhadores e familiares no Complexo Desportivo do SESI, localizado na avenida Tancredo Neves. Serviços de saúde, lazer, esporte e cidadania serão oferecidos aos trabalhadores e seus familiares no período da manhã e da tarde de sábado, 18 de agosto.
Entre as atividades previstas, destacam-se os concursos de redação e desenho, nos quais pais e filhos poderão mostrar seus talentos e concorrer a prêmios; concurso de fotografia nas categorias profissional e amador para retratar com um olhar especial do dia a dia dentro de um canteiro de obra, mas ressaltando a valorização dos profissionais. Além dessas atividades, como nas demais edições do DNCS, terão disputas esportivas de futebol, futsal, dama e dominó. A expectativa dos organizadores do evento é de que meio milhão de atendimentos seja feito em todo o Brasil.
VALORIZAÇÃO
A escolha do tema de 2012 para o Dia Nacional da Construção Social vai ao encontro da Campanha de Valorização do Trabalhador da Construção que a CBIC lançou há pouco mais de um ano. Um dos objetivos da campanha é mostrar ao operário a importância que ele possui para o desenvolvimento do país. “Os trabalhadores são a nossa maior riqueza”, diz o presidente da CBIC, Paulo Simão, acrescentando que o trabalho de cada um é fundamental para que o setor da construção continue impulsionando a economia brasileira. “Há dois anos consecutivos o crescimento do PIB do setor é maior que o crescimento do PIB nacional, o que confirma a relevância da construção civil no cenário econômico e social do nosso país. Em 2012, isso deve se repetir”, vislumbra Simão. A previsão de crescimento para este ano é de 2% para o PIB nacional e 3% para o PIB da construção.
A coordenadora do Fórum de Ação Social e Cidadania (FASC) da CBIC, Maria Helena Mauad, responsável pela organização e coordenação do evento, em nível nacional, comenta que o Dia Nacional focado em algum tema tem mais peso, ou seja, deixa de ser um dia só de comemorações e atividades para se tornar um dia de conscientização do profissional para assuntos importantes como cuidados com o meio ambiente, importância da atividade física e valorização da profissão e do trabalhador.
“Hoje o trabalhador da indústria da construção é mais preparado, melhor qualificado. Dessa forma, acaba sendo mais valorizado também devido a sua competência. E não para por aí. Tudo isso implica numa melhor qualidade de vida para ele e também para seus familiares, pois a satisfação com o trabalho aumenta, além da renda e da vontade em qualificar-se cada vez mais”, diz Mauad.
Para a indústria da construção, o DNCS representa, em 2012, uma grande oportunidade de apresentar à sociedade os avanços que têm sido alcançados nos últimos anos pelo setor em relação ao desenvolvimento humano. Os trabalhadores da construção civil de hoje não são os mesmos de anos atrás: o grau de escolaridade aumentou, a renda melhorou e a vontade em ingressar neste setor tem sido maior. De acordo com o presidente do Sinduscon/SE, Tarcísio Teixeira, os investimentos em qualificação profissional no setor continuam a todo vapor em Sergipe. “O Sinduscon/SE junto com o Senai/SE e a FIES, com a FUNDAT e o Instituto Votorantim, tem feito um esforço muito grande na qualificação da mão de obra, de modo que de 2009 para cá tivemos a oportunidade de qualificar mais de 1000 pessoas”, afirma Tarcísio Teixeira.
SATISFAÇÃO
Em pesquisa recente, encomendada pela CBIC ao Instituto Sensus, foi possível constatar que o trabalhador da construção está mais satisfeito com a profissão. Muitos operários, quando questionados pelos pesquisadores, responderam que os benefícios oferecidos pelas empresas têm despertado o interesse em continuar na profissão e buscar, cada vez mais, qualificar-se para ocupar cargos mais altos.
O DNCS é coordenado pelo Fórum de Ação Social e Cidadania da CBIC e realizado em parceria com o SESI, Seconci Brasil (Associação dos Serviços Sociais da Indústria da Construção) e entidades públicas e privadas, com o patrocínio nacional da Votorantim Cimentos.
[email protected]


28/02/2025
ELEIÇÕES DO SINDUSCON 2025
25/09/2024
Curso de Perícia Rural
16/07/2024
MISSA DE SÉTIMO DIA - JOBSON MAURILIO,
10/07/2024
NOTA DE PESAR
04/07/2024
AGORA VAI!


