
Notícias

Informe mostra mapeamento dos recursos minerais em Sergipe
(30/07/2012)
Foi lançado no dia 27 de julho, o livro ‘Informe de Recursos Minerais’ – materiais de construção civil para a região metropolitana de Aracaju, do Programa Geologia do Brasil. A solenidadade aconteceu no auditório da Federação das Indústrias do Estado de Sergipe -FIES- e contou com a participação de diversas autoridades, empresários e representantes de órgãos ambientais e governamentais do estado.
A pesquisa contida no livro apresenta um diagnóstico dos recursos minerais na áera da construção civil para a comunidade técnico-científica, empresários do setor mineral e toda à sociedade em geral, disponibilizando informações sobre o fornecimento de areia, arenoso e brita, como também o mapeamento que sinaliza a capacidade de oferta de insumos que o estado possui para o setor da construção. “Através do livro, a sociedade pode ter o conhecimento do que a grande Aracaju, no caso, a região metropolitana, têm de recursos minerais para a construção, além das jazidas possíveis de argila para o segmento da cerâmica vermelha”, explica o presidente da CODISE, Décio Portella.
“Este informe representa a oferta de informações estratégicas para o setor da construção civil em Sergipe. Setor este muito importante sobre todos os aspectos na ampliação de oferta de residências para a população, bem como, do processo de crescimento econômico do nosso estado”, enfatiza o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado de Sergipe (SEDETEC), Saumínio Nascimento. Ainda de acordo com o secretário, Sergipe é abençoado por possuir riquezas minerais em processo de exploração e riquezas ainda a serem exploradas.
Através da pesquisa apresentada, as autoridades e indústrias do ramo da construção civil e do segmento de cerâmica vermelha podem ter acesso a informações essenciais para o uso eficiente da exploração dos recursos minerais de forma equilibrada e sustentável. Para o presidente do Sinduscon/SE, Tarcísio Teixeira, o livro mostra a pontecialidade dos recursos minerais sergipanos. “Com essa pesquisa, podemos ter uma visibilidade a longo prazo de quanto tempo nós temos de insumos em abundância para atender nossas demandas e atividades no setor”, pontua Tarcísio.
O livro foi elaborado pela CPRM – Serviço Geológico do Brasil em parceria com a Companhia de Desenvolvimento Industrial e dos Recursos Minerais de Sergipe (CODISE); SEDETEC; Sinduscon/SE; Ministério de Minas e Energia; Secretaria de Geologia, Mineração e Transformação Mineral; FIES; e Sindicer/SE.
Fonte: FIES
[email protected]


28/02/2025
ELEIÇÕES DO SINDUSCON 2025
25/09/2024
Curso de Perícia Rural
16/07/2024
MISSA DE SÉTIMO DIA - JOBSON MAURILIO,
10/07/2024
NOTA DE PESAR
04/07/2024
AGORA VAI!


