
Notícias

Solenidade de abertura do 84º ENIC inicia as discussões sobre os desafios e perspectivas para a indústria da construção no Brasil
Autoridades, gestores e empresários estiveram presentes, ontem, no Palácio das Artes, em Belo Horizonte, para acompanhar a abertura do 84º ENIC – Encontro Nacional da Indústria da Construção. O evento é o mais importante do setor no Brasil, sendo uma oportunidade para se reunir, discutir e encaminhar soluções para o desenvolvimento da atividade. Durante a cerimônia, o presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Paulo Safady Simão, falou sobre a importância do setor para a economia brasileira e cobrou medidas para fortalecer a cadeia.
Hoje, a indústria da construção é responsável por mais de 10% dos empregos formais no país. E esse percentual pode subir ainda mais à medida que eventos de grande porte e demandantes de infraestrutura se aproximam, como a Copa do Mundo e as Olimpíadas. Entretanto, empresários do setor cobraram uma maior agilidade do governo no investimento. Segundo Paulo Simão, para citar apenas um exemplo, de todas as metas de investimento estipuladas para o Ministério dos Transportes, menos de 20% foram atingidas depois já completados cinco meses.
Ele ressaltou que além do cumprimento das metas de investimentos descritas no orçamento é preciso também elevar a proporção de investimento em relação ao PIB. “Ao invés de caminharmos, para a relação investimento/PIB de 25%, que é considerado o necessário para um desenvolvimento sustentado de nossa economia, assistimos a uma queda dos investimentos do patamar de 20 % para 18,7 %. O nosso setor, que responde por quase metade dos investimentos, pode contribuir significativamente para reverter esta equação”, afirmou.
Dentre as autoridades presentes estiveram o governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia, os ministros do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, e do Planejamento, Orçamento e Gestão, Miriam Belchior, e o prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda.
De acordo com presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais (Sinduscon-MG), Luiz Fernando Pires, o ENIC é o evento do setor que consegue reunir todos os atores que decidem sobre a construção brasileira, desde construtoras, representantes dos poderes públicos, clientes e entidades de financiamento. “Essa é uma oportunidade singular”, completou. Já o presidente do Sindicato da Indústria da Construção Pesada no Estado de Minas Gerais (Sicepot-MG), Alberto José Salum, reforçou a importância dos agentes discutirem questões para tornar o setor de construção um elemento ainda mais importante na geração de riquezas no país.
Fonte: CBIC
[email protected]


28/02/2025
ELEIÇÕES DO SINDUSCON 2025
25/09/2024
Curso de Perícia Rural
16/07/2024
MISSA DE SÉTIMO DIA - JOBSON MAURILIO,
10/07/2024
NOTA DE PESAR
04/07/2024
AGORA VAI!


