
Notícias

Sinduscon/SE participa de Prevenção de Acidentes no Trabalho
(20.04.2012)
Na manhã de hoje, 20, foi realizado o Seminário de Prevenção de Acidentes no Trabalho, promovido pelo Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região. O evento contou com a participação do engenheiro civil Roberto Barros, representante do Sindicato da Indústria da Construção Civil de Sergipe – Sinduscon/SE-, como coordenador do Comitê Permanente Regional para Condições e Meio Ambiente do Trabalho na Indústria da Construção -CPR/SE.
Após a palestra de abertura com o desembargador Sebastião Geraldo de Oliveira, do Tribunal Regional do Trabalho de Minas Gerias, Roberto Barros apresentou as ações e os projetos desenvolvidos pelo CPR/SE. Tais como incentivos e aquisições de equipamentos que garantam a segurança na obra, qualificação de trabalhadores através de convênio Sinduscon/SE e Senai/SE, o Dia Nacional da Construção Social, entre outros cursos e seminários. O grande destaque da palestra foi mostrar aos presentes que o trabalhador da construção civil pode ter uma saúde mais digna graças ao Serviço Social da Indústria da Construção Social de Sergipe – Seconci/SE.
De acordo com Roberto, a implantação do Seconci/SE reforça a confiança que a indústria da construção sergipana deposita em cada trabalhador. “Isso garantirá uma melhoria na qualidade de vida e uma consciência mais profunda no zelo com a saúde”, ressalta. Segundo os dados apresentados, foram contabilizados desde a sua fundação, em novembro de 2010, mais de 500 consultas médicas (clínico geral e dermatologia), e mais de 2.000 atendimentos odontológicos realizados.
Em maio já estarão disponíveis para as empresas as áreas de segurança do trabalho e de medicina ocupacional, com realização de exames admissionais e demissionais, e de Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional – PCMSO.
Toda essa apresentação fez parte do painel sobre Ambiente de Trabalho: Causalidade, repercussões e gestão de risco nas organizações que contou com a participação do juiz do Trabalho Alexandre Manuel Rodrigues, procurador do Trabalho Luís Fabiano Pereira, auditor do Trabalho Roberto Borges Andrade, procurador Federal Célio Rodrigues da Cruz.
PROGRAMA
O programa de prevenção de acidentes foi lançado pelo TST em maio de 2011, em parceria com os Regionais Trabalhistas, setor público e com entidades da sociedade civil. O principal objetivo é reverter o cenário de crescimento do número de acidentes de trabalho no Brasil nos últimos anos. Dados da Previdência Social mostram que em 2009 foram registrados 723,5 mil acidentes de trabalho no Brasil, com quase 2,5 mil terminando em mortes.
[email protected]


28/02/2025
ELEIÇÕES DO SINDUSCON 2025
25/09/2024
Curso de Perícia Rural
16/07/2024
MISSA DE SÉTIMO DIA - JOBSON MAURILIO,
10/07/2024
NOTA DE PESAR
04/07/2024
AGORA VAI!


