
Notícias

Trabalhadores e empresários festejam o aumento médio de 11%
(12/03/2012)
Na tarde da última sexta-feira, 09, o Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de Sergipe – Sinduscon/SE-, representante da classe patronal, e o Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil do Estado de Sergipe – Sintracon-SE-, representante dos trabalhadores, assinaram a Convenção Coletiva de Trabalho 2012-2013. O reajuste, a depender da função, varia de 8,5% a 13,5%, tomando por base os salários mínimos convencionados na negociação do ano passado e caracteriza-se como um marco evolutivo nos salários dos profissionais do setor.
Como a inflação oficial, divulgada pelo Governo Federal, durante o ano de 2011 foi de cerca de 6,5%, o aumento acordado entre patrões e trabalhadores representa um ganho real significativo para todos os trabalhadores da construção civil sergipana. Esta evolução é significativa quando se observa o ganho real dos trabalhadores qualificados, aqueles exercem funções operacionais como é o caso de pedreiros, eletricistas, armadores, etc. Para esta parcela, o ganho real é de 5,5%, bem superior ao acordado em outros Estados, que estão conseguindo ganhos em torno de 1,5 a 2%.
ACORDO
Pode-se considerar que esta conquista é tanto para trabalhadores quanto para empregadores. Para Tarcísio Teixeira, presidente do Sinduscon/SE, esta foi uma negociação tranquila entre as comissões, o que conduziu a um fechamento rápido e justo. “Mais de 20 mil profissionais serão agraciados com um reajuste salarial digno. Para mim, este acordo representa a concretização do compromisso e da responsabilidade que a classe patronal tem com seus empregados”, reconhece Tarcísio Teixeira.
De acordo com o Vice-Presidente de Políticas e Relações Trabalhistas do Sinduscon/SE e Coordenador da Comissão Negociadora do Acordo Coletivo na Construção Civil 2012-2013, Jobson Maurílio Oliveira, nos últimos anos os trabalhadores garantiram ganho real acima da inflação. “Esse é mais um ato de responsabilidade social empresarial dos empresários da construção em prol dos operários. Nós, da classe patronal temos essa preocupação”, ressalta Jobson. Ele, ainda completa, que seguramente, o reajuste salarial dos profissionais da construção civil estará entre um dos maiores do Brasil neste ano de 2012.
Em nome da classe operária, Jaime Umbelino, Presidente do Sintracon/SE, afirma que esse aumento médio de 11%, foi bastante significativo. “Este é o quinto ano seguido que tem reajustes acima da média nacional. O trabalhador se sente bem quando é tratado de maneira decente e esse atual acordo gera mais vontade de trabalhar”, comemora Jaime. E, de fato, a evolução salarial leva a um estímulo na produtividade nas empresas. Com isso, os empresários da construção reconhecem essa motivação e promovem a valorização do trabalhador para que a construção civil continue crescendo de forma sustentável.
ACUMULADO
Quando comparado ao salário convencionado em 2007, o aumento acumulado para os profissionais da construção civil passa dos 65,93%, para uma inflação em torno de 30% e um aumento do salário mínimo em torno de 63,68%. Tomando por base este histórico, é possível perceber que os salários da construção civil estão tendo um crescimento real, fruto das demandas dos trabalhadores e da sensibilidade dos empresários, representados por sua representação sindical.
[email protected]


28/02/2025
ELEIÇÕES DO SINDUSCON 2025
25/09/2024
Curso de Perícia Rural
16/07/2024
MISSA DE SÉTIMO DIA - JOBSON MAURILIO,
10/07/2024
NOTA DE PESAR
04/07/2024
AGORA VAI!


